A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (1ª DEAMV), de Araguatins, efetuou, na manhã desta terça-feira, 7, a prisão de um homem de 36 anos, suspeito de espancar violentamente a própria esposa no início do ano. O suspeito foi capturado mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal de Violência Doméstica de Araguatins.
A ação que resultou na prisão do indivíduo foi coordenada pelo delegado-chefe da 1ª DEAMV, Eduardo Morais Artiaga. Segundo a autoridade policial, no ano de 2020, o homem agrediu a sua própria companheira, bem como o seu filho. Em razão dos crimes praticados, a Polícia Civil realizou as investigações, sendo que o homem foi denunciado pelo Ministério Público por violência doméstica e teve a prisão preventiva decretada.
Porém, o homem acabou não sendo localizado e o mandado judicial expirou a validade. No dia 16 de maio de 2022, o indivíduo voltou a agredir sua esposa de forma violenta, causando-lhe graves lesões pelo corpo e também cerebrais. Devido à gravidade dos ferimentos sofridos, a mulher, que havia sido internada no Hospital Regional de Augustinópolis, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Araguaína, onde entrou em estado de coma.
Diante dos fatos, mais uma vez as equipes da 1ª DEAMV, realizaram investigações, ficando comprovado que, novamente o marido tinha espancado a esposa. Dessa forma, o delegado Eduardo Artiaga representou pela renovação da prisão preventiva no sentido de capturar o indivíduo.
Desse modo, na manhã de hoje, o homem foi localizado e preso em cumprimento a ordem judicial. Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, ele foi recolhido à Cadeia Pública de Araguatins, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
Para o delegado Eduardo Artiaga, a prisão do indivíduo é de grande importância, já que ele é de extrema periculosidade. “As equipes da 1ª DEAMV não mediram esforços para encontrar e prender esse indivíduo, já que ele é investigado por espancar violentamente a própria esposa, que nesse momento está em coma no hospital, correndo sério risco de morrer”, disse a autoridade policial.