O objetivo foi qualificar os profissionais para um acolhimento integral, desde a notificação ao seguimento das vítimas dentro da rede de atenção à saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) capacitou servidores do Hospital Regional de Gurupi para otimizar o atendimento às pessoas em situações de violência sexual. A formação ocorreu na terça-feira, 03, com o curso ‘Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência Sexual’, coordenado pela Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde, em parceria com a Diretoria Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS).
O curso teve como foco qualificar os profissionais para um atendimento integral, abordando aspectos como acolhimento, notificação e seguimento das vítimas dentro da rede de atenção à saúde do SUS. Participaram servidores do Serviço de Atenção Especializada a Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS), do próprio hospital.
Durante o evento, o SAVIS foi apresentado e os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela delegada Valéria Lustosa Dourado, que abordou a atuação policial em casos de violência contra a mulher, destacando como o serviço pode proteger as vítimas.
A coordenadora do SAVIS do HRAG, Maria Seyla, ressaltou a importância da capacitação contínua. “É fundamental que os profissionais estejam preparados para reconhecer os traumas e os abusos sexuais nos pacientes que passam ou passaram por esse tipo de problema”.
O diretor-geral do Hospital Regional de Gurupi, Fernando Mota afirmou que, “é importante que as equipes de saúde sejam capacitadas também em temas relacionados à equidade, para garantir que o atendimento seja de qualidade e atenda às necessidades de todos os pacientes, independente de suas diferenças”.