Programa já beneficiou centenas de pessoas em todo o Estado do Tocantins
Bianca Pereira passou recentemente por uma laqueadura. A operação, muito aguardada pela paciente de 33 anos, só foi possível graças ao Programa de Cirurgias Eletivas criado pelo médico paraisense Danilo Alencar.
A cirurgia de Bianca foi realizada no Hospital do Caju, em Paraíso do Tocantins, e, assim como ela, centenas de pessoas que aguardavam serem chamadas para realização de procedimentos cirúrgicos, estão saindo das filas de espera do SUS e experimentando mais saúde e qualidade de vida graças ao Programa que é realizado em parceria com prefeituras, secretarias municipais de saúde e emendas parlamentares de deputados e senadores.
Um dos primeiros municípios a aderir ao Programa foi Paraíso do Tocantins. Em 2022 o prefeito Celso Morais assinou convênio para realização de 200 cirurgias de baixa e média complexidade, tais como: laqueaduras, hérnias, endometriose, cistos e outros.
Atualmente municípios como Araguaína, Araguacema, Lajeado, Pium, Cristalândia e muitos outros já aderiram ao Programa por, comprovadamente, “diminuir o sofrimento dos que mais precisam”, pontuou Danilo Alencar que é médico cirurgião, ginecologista e obstetra.
Danilo Alencar e Hospital do Caju
Apaixonado pela Medicina, Danilo Alencar sempre atuou em hospitais públicos, em regiões onde a presença de outros colegas de profissão era rara. Paralelamente aos trabalhos realizados como servidor público, o médico montou a Clínica de Especialidades de Paraíso que, há menos de um ano, tornou-se o Hospital do Caju. O nome da unidade hospitalar é uma homenagem ao pai de Danilo e da Dra. Aline Alencar, também médica ginecologista e dermatologista no HC.
Com uma visão otimista em relação aos serviços ofertados pelo HC, o médico e empresário vem sempre buscando agregar mais e mais médicos especialistas para que o Hospital possa chegar a uma das suas principais metas, que é ser referência em saúde em toda a Região do Vale do Araguaia.
O complexo hospitalar abriga parceiros importantes, tais como clínica de cardiologia, unidade de vacinação, laboratório para realização de exames, instituto de ortopedia, dentre outros. O próximo objetivo, de acordo com Dr. Danilo, é instalar um centro de hemodiálise dentro do HC para atender pacientes que se deslocam semanalmente à capital Palmas para realização do procedimento. “Tendo a opção de fazer a hemodiálise em Paraíso esses pacientes ganham em qualidade de vida pois encurta a distância de deslocamento e, para pacientes de outros municípios que passam por Paraíso para irem a Palmas, eles também vão encurtar o tempo de viagens”, finalizou Danilo Alencar.