A Seleção Tocantinense masculina, categoria sub-16, garantiu uma vaga na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) de 2025. A equipe, formada por jovens atletas das cidades de Palmas, Gurupi, Cariri e Paraíso, foi liderada pelo técnico Saullo Di Silva, com o assistente Jhonny Mendes.
A competição aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro, em Rio Branco, no Acre, com a participação dos estados do Amapá, Acre, Bahia, Piauí, Sergipe, Rondônia e Tocantins. Ao longo dos 27 jogos disputados, a seleção tocantinense venceu 5 das 8 partidas, assegurando sua vaga ao lado das seleções do Piauí e Rondônia.
Na fase classificatória, o Tocantins alcançou o melhor índice técnico entre as sete seleções. Na semifinal contra Rondônia, a partida foi decidida no tie-break, em que o Tocantins liderou boa parte do 5º set, chegando a abrir 12 a 10, mas acabou derrotado por 15 a 13.
Na disputa pelo 3º lugar, a seleção tocantinense venceu o Amapá por 3 sets a 2, conquistando a vaga na 1ª divisão. Três atletas do Tocantins se destacaram individualmente: Carlos Eduardo Ponciano foi eleito o Melhor Levantador, Júlio Cesar Ponciano o Melhor Oposto, e Lucas Pereira Lucena o Melhor Central.
“Nossa seleção enfrentou muitos desafios, desde a preparação com um curto período de treinamento até as adversidades nos jogos, como a lesão do nosso principal atacante. Mas a determinação dos meninos e a experiência da comissão técnica foram determinantes. Todos estão de parabéns: atletas, comissão técnica e os pais que sempre apoiam seus filhos a treinar e representar o estado”, destacou Ricardo Abalém, presidente da Federação Tocantinense de Voleibol (FTV).
O CBS é uma competição oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), disputada anualmente entre as 27 unidades federativas, divididas em três divisões: Especial, com 10 equipes; 1ª divisão, também com 10 equipes; e 2ª divisão, com 7 equipes.
Considerado o maior torneio de base do País, o CBS reúne mais de 650 atletas nas categorias sub-16 e sub-18, nos gêneros masculino e feminino. A competição é uma importante vitrine para futuros talentos, sendo acompanhada de perto por comissões técnicas das seleções brasileiras de base, que também ministram palestras aos participantes e realizam análises detalhadas dos jogos, transmitidos ao vivo pelo canal Vôlei Brasil.
Seleção do Tocantins Sub-16 (2024)
Comissão Técnica:
Saullo Di Silva Oliveira (Gurupi)
Jhonny Luís Mendes (Cariri)
Atletas:
Gustavo Nunes Garcia Demori (Gurupi)
Júlio Cesar Ponciano Ataídes (Cariri)
Carlos Eduardo Ponciano Amaral (Gurupi)
Luiz Felipe Segger Ferreira Barros (Paraíso)
Calebe Morais (Cariri)
Anderson Pablo Pereira de Araújo (Palmas)
João Guilherme Carvalho (Palmas)
Maycon Noronha Almeida (Palmas)
Pedro Henrique de Oliveira Brasil (Palmas)
Fabio Lopes Brandão Rodrigues (Palmas)
João Paulo Rodrigues Alves (Gurupi)
Lucas Pereira Alves de Lucena (Palmas)