Há mais de um século, a cidade de Nova Veneza, na Região Metropolitana de Goiânia, preserva a influência italiana em Goiás. Conhecida como a maior representante da imigração italiana no Centro-Oeste, a cidade atrai turistas em número doze vezes superior ao de sua população local.
Entre os destaques culturais de Nova Veneza está o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, localizado em um edifício que remete ao icônico Palácio Ducal de Veneza, o instituto é uma homenagem à arquitetura gótica italiana, com vitrais trabalhados e ornamentos refinados. Sua fachada é uma evocação poética das casas que margeiam os famosos canais de Veneza.
Segundo o médico e idealizador do espaço, Alessandro Stival, a estrutura de vidro em forma de quilha que coroa o prédio é um símbolo das embarcações que trouxeram os italianos ao Brasil, um marco de força e perseverança. “Nossa intenção é preservar a memória da imigração e oferecer um espaço que conecte os visitantes às raízes italianas de forma autêntica e inspiradora”, comenta Alessandro.
Além do instituto, Nova Veneza se transforma em palco de celebração durante sua tradicional festa cultural anual, que atrai cerca de 120 mil visitantes. Durante o evento, o legado das famílias italianas é celebrado por meio de experiências que vão do cultivo de uvas e produção artesanal de vinho ao preparo de pratos típicos e cafés de origem.
Há 112 anos, as famílias italianas que se estabeleceram na região têm sido fundamentais para preservar e compartilhar as tradições culturais e culinárias de sua terra natal.