Uma atitude rápida, corajosa e baseada no conhecimento aprendido em sala de aula fez toda a diferença em um momento crítico. O estudante Tharysson Raiuri de Sousa Alves, da Turma 13.02, do Colégio Estadual Cívico-Militar São José Operário, em Paraíso do Tocantins, salvou a vida de um bebê de apenas 20 dias de nascimento.
O jovem conta que ouviu pedidos de socorro vindos de uma residência próxima e, sem hesitar, foi até o local. Ao chegar, encontrou os pais em desespero e a criança engasgada. Foi então que Tharysson colocou em prática os conhecimentos adquiridos no primeiro curso de Formação de Fiscal ministrado em 2024, em que foram repassados conhecimentos sobre primeiros socorros.
“Disse que sabia realizar as manobras para desengasgar a criança, e os pais aceitaram minha ajuda. Iniciei as manobras de desobstrução e, após alguns segundos, o bebê voltou a respirar normalmente”, relata.
Segundo ele, o momento foi marcante e reforçou a importância da formação recebida. “Ver aquele bebê voltar ao normal e o alívio no rosto dos pais foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida. Ali percebi o quanto é importante aprender, pois esses conhecimentos salvam vidas”, destacou o estudante.
A direção do Colégio Cívico-Militar São José Operário parabenizou Tharysson pela atitude e ressaltou a relevância da formação oferecida aos alunos. “Com essa emergência, ele colocou em prática o que ele aprendeu no primeiro curso de Formação de Fiscais da Escola Cívico Militar. Então, a gente reconhece a importância de formar bons cidadãos. A educação transforma e esse exemplo reforça o compromisso do nosso colégio com a formação cidadã e técnica dos nossos estudantes”, afirmou a direção escolar.