Na tarde desta terça-feira, 06, foi realizada no Ministério da Cidadania -Secretaria Nacional de Paradesporto, uma audiência com representantes das Associações de Autistas do Estado do Tocantins visando em parceria com o Senador Eduardo Gomes a implantação do Projeto TEATIVO tendo como projeto piloto a base na cidade de Gurupi e após a implantação nas demais cidades do Estado Tocantins.
Estiveram presentes na audiência o Secretário Nacional de Paradesporto, José Agtonio, o presidente da Associação Nacional de Equoterapia- ANDE Brasil Jorge Dornelles, presidente da Associação Protetora dos Autistas de Gurupi- ASPAG e Vice-Presidente Flavia Cabral.
Saiba mais sobre o projeto:
O programa TEATIVO teve sua nomenclatura escolhida a partir da expressão, ‘ativar’ para estimular a movimentação e interação das pessoas com TEA, é programa de política pública criado pela Secretaria Nacional do Paradesporto – SNPAR da Secretaria Especial de Esportes, a partir da percepção da necessidade de implantação de centros de práticas esportivas, corporais e de lazer, especializadas, voltados para o atendimento psicomotor de crianças e adolescente com TEA, com intuito de melhorar da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias e, ainda, como estratégia de transformação social, esta entendida como o exercício, em toda a sua plenitude, do direito à cidadania e da inclusão dos beneficiários do Programa.
“ Iniciativas como essa da Secretaria Nacional de Paradesporto e do Senador Eduardo Gomes nos fazem acreditar e vislumbrar um futuro melhor para nossos filhos com autismo. A intervenção precoce no autismo é um divisor de águas e políticas públicas como essa chegando as pessoas que mais necessitam nos trazem esperança .” Thaís Farias presidente da ASPAG .
Na audiência ainda foi tratada sobre projetos para expansão da equoterapia no âmbito do Paradesporto, onde o Presidente da ANDE e secretário pontuaram diversas pautas e iniciam uma parceria para expansão em todo o país.