A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participou, nos dias 1º e 2 de abril, da reunião da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) de Segurança do Paciente, realizada em Brasília. O encontro abordou o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021–2030, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Representando a SES-TO, a diretora de Qualidade Hospitalar, Ariana Coelho, destacou a relevância da participação no plano global. “É muito importante para a SES-TO integrar essa iniciativa, pois trará benefícios significativos para os usuários do SUS. O plano busca alcançar melhorias no cuidado, prevenção de riscos e promoção à saúde dos pacientes, então é fundamental a nossa presença”, afirmou.
O plano tem como objetivo reduzir danos evitáveis no cuidado à saúde, identificar soluções de segurança do paciente e otimizar recursos. A iniciativa visa garantir que, nos próximos dez anos, os serviços de saúde sejam oferecidos com mais segurança e qualidade.
Durante a reunião, Paulo Sousa, diretor do Centro Colaborador para Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde da OMS, reforçou que o foco é reduzir ao máximo os danos causados por cuidados de saúde inseguros, garantindo serviços mais seguros e eficientes para a população.