As políticas para a juventude pautaram um grande encontro entre o candidato ao governo estadual, Irajá (PSD), e dezenas de jovens em Araguaína. O evento, realizado nesta quinta-feira, 22, foi um dos compromissos do candidato na cidade. Além disso, ele visitou o mercado municipal, empresas, indústrias, fez caminhadas e participou de reuniões com lideranças políticas locais e com vereadores na Câmara Municipal.
À juventude de Araguaína, Irajá destacou que vai investir na qualificação dos jovens, implantando ensino profissionalizante já no ensino médio, para que eles tenham uma profissão e saiam da escola preparados para entrar no mercado de trabalho. Em princípio, serão oferecidos cursos em: turismo, tecnologia e inovação, comércio e agropecuária, com base na vocação do estado. Os estudantes poderão escolher uma dessas áreas, de acordo com seu interesse.
Atualmente, o Tocantins conta com 61 mil alunos no ensino médio que serão beneficiados por essa iniciativa. Segundo Irajá, “a principal causa do desemprego entre essa parcela da população é a falta de qualificação, e a hora de investir na educação e qualificação dos nossos jovens é agora”.
Para aqueles que têm vocação para o empreendedorismo, o candidato afirmou que vai criar linha de crédito, com juros subsidiados e prazo “a perder de vista”, para que eles tenham condições de montar o próprio negócio e conquistar sua independência financeira. Ele ressaltou ainda que “é com uma gestão nova e decente, e investimentos na educação e qualificação dos nossos jovens, que vamos acabar com a fome e a pobreza no nosso estado”.