Novas estruturas em modelo padrão, entregues pelo Estado do Tocantins, iniciaram com aulas neste mês de agosto nas cidades de Pedro Afonso, Palmas e Paraíso do Tocantins
Neste mês de agosto, as atividades educacionais da rede pública estadual voltaram a todo vapor. Depois de merecidas férias no mês de julho, chegou o momento dos alunos retornarem aos estudos. Para alguns, o retorno às aulas teve um gostinho especial, repleto de novidades, principalmente, para os estudantes das cidades de Palmas, Paraíso e Pedro Afonso, que retornam em Escolas de Tempo Integral (ETIs), totalmente novas. Em Araguatins, a ETI da cidade, em breve, terá suas aulas iniciadas. Já em Araguaína, as obras de uma unidade estão em andamento. Esses municípios, portanto, passam a contar com a estrutura e instalações que possibilitam que o corpo discente fique, em período integral, em constante exercício de cidadania.
Para cada uma dessas escolas, foram destinados em média R$ 18 milhões, totalizando em torno de R$ 90 milhões em investimentos do Estado do Tocantins. Essas unidades de tempo integral se tornaram realidade na Rede Pública de Ensino do Tocantins com a oferta de diversas atividades aos alunos, que vão além do cronograma de conteúdos curriculares básicos. São oferecidas atividades extracurriculares, esportes, estudos direcionados e alimentação de qualidade.
Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Pereira Vaz, são vários motivos ou indicativos que mostram que a oferta do ensino médio em tempo integral melhora o desenvolvimento do aluno. “O estudante estando na escola de tempo integral tem uma educação que melhora a parte cognitiva, que é o aprendizado, trabalha a parte socioemocional e também toda a integralidade do seu desenvolvimento”, explica.
O secretário ainda relata que ao passar mais tempo na escola, os estudantes podem se dedicar mais aos estudos. Dessa forma, tem melhores condições para se preparar e seguir carreira acadêmica em uma universidade ou para ingressar no mercado de trabalho. “As pesquisas apontam que os estudantes egressos das escolas de tempo integral, melhoraram a parte de proficiência, diminuíram a evasão, diminuíram a reprovação e aumentaram a taxa de aprovação em vestibulares”, enfatiza o secretário da Seduc.
Pedro Afonso
Neste segundo semestre, em Pedro Afonso, assim como nas demais unidades, estão sendo oferecidos espaços para atividades como tênis de mesa, xadrez, dança, aula de música, arte marciais, natação, além de salas para aulas eletivas, como estudo dirigido e aulas experimentais em laboratórios. Isso tudo na Escola de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho. Esse colégio era um anseio para os moradores da cidade, que agora vão poder usufruir de um espaço com área total de 10.581,00 m², obedecendo aos critérios que são padrão das novas ETI’s do Estado. O espaço é distribuído em 21 salas de aula, biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, refeitório e guarita.
Segundo a diretora da escola, Maria Francisca Coelho Martins, todo o investimento foi válido, pois já na primeira semana de aula os 720 alunos estão desenvolvendo as atividades extras. “Estamos utilizando quase tudo, tínhamos muita expectativa com o funcionamento dessa escola e sabemos que era o sonho da meninada usufruir desses espaços e logo nessa primeira semana, quase todos já estão sendo usados pelos nossos alunos, que ficam aqui das 7 horas até as 16h30″, afirmou a diretora Maria Francisca.
Na ETI Professor Antônio Belarmino Filho, são 21 turmas atendendo alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. Porém, no próximo semestre, a escola oferecerá o 3º ano do ensino médio. A estudante Jennifer Hellen Azevedo tem 14 anos e está no 8º ano do ensino fundamental, mas já garante que pretende estudar na escola até o ensino médio, pois, segundo ela, a escola tem sido um dos melhores locais para se ficar nos últimos dias. “Desde quando eu soube que a escola seria nova eu já imaginei que seria ótimo ficar aqui e está sendo. Eu mesmo estou adorando as aulas de dança. Eu sempre quis fazer balé e agora estou tendo essa oportunidade na escola e isso é maravilhoso. Tenho certeza que esse lugar vai contribuir para o meu futuro”, enfatiza entusiasmada a estudante.
“Os benefícios da unidade de ensino já conseguem ultrapassar as paredes da escola”, afirma o policial Manuel Conceição, pai de uma estudante. O policial reformado de 67 anos é filho de Pedro Afonso e sempre esperou por uma escola de tempo integral na cidade. Quando soube que a ETI seria construída, ele já se movimentou para matricular a filha de 15 anos. “Quando eu vi essa escola eu fiquei muito animado, corri atrás o quanto antes. Saiu a lista final de alunos, a minha filha não constava, mas na segunda relação ela já estava. Nesse momento eu nem dormi, não sabia se vinha aqui ou se eu soltava foguete”, brincou o pai, que afirma ainda que essa escola era um sonho para todos os moradores da cidade. “Esse lugar era um sonho para mim e hoje minha filha vive isso. Que pai não quer ver um filho seu em um lugar como esse, com atividades como essas quase todo o dia? Ficamos seguros de que nossos filhos estão em um bom lugar”, finalizou Manuel Conceição.
Palmas
Em Palmas, o Colégio Militar é uma referência na educação tocantinense, sendo uma das unidades de ensino de maior procura na capital. No ano de 2022, mas precisamente no aniversário de Palmas, no dia 20 de maio, a população recebeu a nova instalação da unidade de ensino, agora intitulada como Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya. A unidade, instalada no prédio padrão das demais Escolas de Tempo Integral, atende 1.050 alunos somente do ensino médio, distribuídos em 30 turmas, que pela manhã acompanham as aulas do calendário escolar estadual e, à tarde, podem participar das atividades eletivas. O ensino fundamental do Colégio Militar continua no antigo prédio do estado, localizado na região norte de Palmas, ao lado da nova ETI.
A diretora do Colégio Militar, 1º Tenente Kayzy Guedes Nogueira, afirma que o colégio apresenta total estrutura para o cumprimento da educação integral e que, com espaços totalmente novos, logo no primeiro dia de volta às aulas já era perceptível a empolgação dos alunos. “Comparado com a estrutura anterior do colégio, nós tínhamos uma estrutura boa, porém com a nossa mudança para a nova unidade, quando recebemos os nossos alunos, foi possível verificar que os olhos deles brilhavam, pois eles estavam numa estrutura nova e que dá condições para o aprendizado”, afirmou a diretora.
O estudante Alberto Félix reforça a felicidade em estudar na escola, que para a ele a volta às aulas teve um sentimento um pouco mais especial. O aluno do 3º ano do ensino médio e atual presidente do grêmio estudantil tem uma relação de amor com o colégio militar, já que estuda na instituição desde o 6º ano do ensino fundamental, sendo toda uma trajetória de ensino na escola, onde ele esperava muito sentar na cadeira das salas de aula da nova unidade. Hoje, aos 18 anos, ele faz questão de externar o quanto é bom voltar a estudar na escola nova. “O nosso colégio antigo tinha uma estrutura boa quando eu entrei, a minha trajetória até o 9º ano foi ótima e aqui, no novo colégio, eu vejo que podemos desenvolver vários projetos. O ambiente faz toda a diferença, inclusive para os estudos. A nossa escola é muito boa, tem estrutura maravilhosa e é gratificante estudar aqui”, ressaltou o estudante Alberto Félix.
Empolgação de quem também trabalha no colégio, o professor João Marcos Costa, chegou a dar aula na antiga unidade e agora afirma que até a forma de trabalho é mais empolgante, já que todos estão em salas de aula com excelente estrutura. “A gente entra na sala com autoestima lá em cima. Eu dava aula em outro prédio e ao chegar nesse lugar fiquei muito surpreso. Pelo fato de ser um ambiente completamente novo dá uma motivação a mais para continuar dando o melhor de si para ensinar os alunos o conteúdo” afirmou o professor.
A escola quase não mudou de endereço, fica ao lado do antigo Colégio Militar, que atualmente atende os alunos do ensino fundamental. A nova unidade de ensino não agrada apenas o corpo docente e discente, mas também os pais e mães de alunos. A mãe Iva Adda Gomes Silva se sente extremamente segura com a filha de 16 anos estudando na unidade. “Nós pais temos esse privilégio dos nossos filhos estudarem em tempo integral, já que assim podemos trabalhar em paz, sabendo que eles aqui estão bem assistidos com educadores competentes e qualificados”, afirmou Iva Gomes, que comenta ainda a empolgação da filha em estudar na escola nos dois períodos do dia, manhã e tarde. “Aqui é a segunda casa dela, muitas vezes ela comenta que acha melhor aqui, do que a nossa casa”, finalizou contente.
Paraíso
Já em Paraíso do Tocantins, a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Rita Andrade Santos ainda dá os seus primeiros passos, porém, segundo o diretor da unidade, Osmar da Silva Pereira, que atua há quase 30 anos na educação, os alunos já começaram sendo preparados para a vivência no ambiente integral e também para a formação com base no que o aluno quer, onde quer chegar e seus projetos de vida. “Já estamos atendendo nossos alunos em tempo integral, com aulas de acordo com a grade curricular e também com atividades do projeto de vida, estudo orientado e iniciação ao estudo científico, além de alimentação correta em todos os períodos. Vemos que tudo ainda é novo para os pais e alunos, alguns até ficaram receosos, mas hoje, mesmo com poucos dias, já estamos mudando essa realidade, tanto que temos 710 alunos matriculados, em 22 turmas do 6° ao 9° ano, mas a escola já tem lista de espera. Temos uma estrutura que é uma necessidade, uma oportunidade, até para famílias mais carentes, para melhorar o estudo e a qualidade de vida”, afirma o diretor.
Inicialmente insegura, a estudante Rayssa Rios Rodrigues, de 15 anos, aprovou a experiência de estudo em tempo integral e vê a oportunidade como uma forma de contribuir para seu futuro na área de medicina veterinária. “Eu não queria vir porque fiquei com medo, achei que eu não ia gostar, mas tá sendo bom estudar em tempo integral. Estamos tendo a oportunidade de ter mais aprendizado. Melhorou muito. Com certeza vai ser melhor para o meu futuro, porque aqui está bem fácil da gente aprender, temos mais atividades”, disse, ao explicar que na escola anterior não tinha espaço para jogos e o aprendizado.
Com 20 anos de experiência, mas a primeira vez em escola desse tipo, a professora de língua portuguesa e inglesa Cássia Santiago entende que o modelo auxiliará os estudantes a desenvolver seus protagonismos. “Sempre foi um sonho, sempre bati nessa tecla, sempre achei que a solução seria uma educação de tempo integral, principalmente para nossos alunos de camadas sociais mais frágeis. Passar um bom tempo na escola, estudando e praticando atividades e vejo que nossos alunos estão aceitando bem e gostando. Até me surpreendi, porque achei que muitos pediriam para ir embora, mas muitos estão gostando. Vejo que nós vamos poder desenvolver o protagonismo, que é a base. Despertar nesses meninos a importância de estudar, não se envolver com coisas erradas. Tudo ainda é muito novo, mas vamos nos adaptando para esse ensino mais integrado. Essa realidade será positiva em todos os aspectos “, declarou.
Araguatins
No Bico do Papagaio, a Escola de Tempo Integral de Araguatins, conforme o diretor Juliano Laurindo, tem capacidade para atender 750 estudantes do ensino fundamental de 6º ao 9º ano. Os alunos já se matricularam, garantiram as vagas e iniciam as aulas em breve. “A cidade de Araguatins será contemplada com um belíssimo prédio. Em termos econômicos será um ganho, comércio local, renda e educação serão impactadas. Um ensino de qualidade para os moradores da cidade”, afirmou o diretor.
Para a professora Kathianne Carneiro Borges Carvalho, mãe de Wendel Carvalho Borges, de 11 anos, que estudará na ETI, a estrutura da escola e o modelo educacional podem fazer toda a diferença na formação escolar de seu filho e de outros estudantes.
Ao conhecer a estrutura entregue pelo Estado do Tocantins, a mãe se sentiu tranquila, animada e ansiosa para o começo das aulas do filho. “Como mãe e preocupada com a formação integral do meu filho, esta escola é uma possibilidade de garantia de desenvolvimento integral. Nossa região precisava urgente desta escola, tanto da estrutura física de qualidade, como da proposta de ensino diferenciada que contribua para o desenvolvimento do sujeito em todas as dimensões, seja intelectual, social, cultural e emocional. Essa proposta diferenciada, com atividades diversificadas, junto com profissionais comprometidos nos deixa mais tranquilos quanto à formação crítica e humanizada”, disse.
Com o filho cursando o 7°ano, a mãe vê no modelo a possibilidade de um ensino pautado na coletividade, na inclusão, na interação, além de um espaço para desenvolver perspectivas importantes para o futuro dos estudantes. “Todo o trabalho proposto pelas escolas de tempo integral precisa de diferentes espaços para desenvolver metodologias diferenciadas que contribuam para o processo de ensino aprendizagem, e isto ficou bem visível quando tivemos o privilégio de conhecer este ambiente. A qualidade da estrutura física entregue a comunidade escolar vai contribuir com a pluralidade metodológica de toda equipe e assim propor intervenções a partir da necessidade e dos interesses dos estudantes possibilitando desenvolver as competências e habilidades definidas pelo Currículo das Escolas de Tempo Integral”, ressaltou.
A unidade foi construída com 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso e banheiros de alunos; uma biblioteca; seis laboratórios (física/química, biologia/ciências, informática e línguas); refeitório; quadra de esportes; bloco esportivo; auditório; piscina; e guaritas.
Mais investimentos
Já em Araguaína, a Escola de Tempo Integral está em processo de conclusão para ser entregue para os moradores da cidade. Essa unidade educacional vai atender 1.050 estudantes e teve a obra iniciada no ano de 2013, porém foi paralisada, tendo uma nova ordem de serviço assinada no ano passado e voltando assim os serviços de reforma, que avançam tornando mais próxima a realidade de alunos e alunas usufruir da unidade de tempo integral em Araguaína. O investimento é de R$ 20 milhões e, como nas demais, prevê área administrativa, com 21 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca e outras salas, além de refeitório, bloco esportivo, auditório, piscina e guarita.
Ainda conforme o secretário da Educação, muitas escolas do Estado do Tocantins se encontravam em situações que não são as ideais, havendo a necessidade de planejar novos investimentos em obras, como repasses diretos e recursos extras. Obras essas que pudessem garantir estruturas mínimas para os estudantes. “Quando assumimos a gestão havia poucas edificações em execução. Atualmente, somando todas, entre as entregues, em execução, entre construção e reformas, e as que estão em processo licitatório em fase adiantada, já são 87 obras e quase R$ 200 milhões em investimentos. Considero como uma necessidade de primeira ordem que as escolas dêem condições para receber estudantes e profissionais, de modo que o ciclo de aprendizado seja concluído com qualidade”, finalizou Fábio Pereira.