Em fevereiro deste ano, foram realizados 1.202 procedimentos, acima dos 1.197 do mesmo período de 2023
O Governo do Tocantins bateu um novo recorde no número de procedimentos eletivos. A gestão fechou o mês de fevereiro com 1.202, acima dos 1.197 do mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na terça-feira, 12 e trata-se da produção de rotina das unidades hospitalares, os mutirões Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins e da parceria com os municípios e contratação de hospitais privados.
A população atendida é devidamente cadastrada na Central Estadual de Regulação (CER) e uma das pacientes beneficiada com o Opera Tocantins foi Sebastiana Vieira Arruda, 72 anos, que realizou uma cirurgia ginecológica no dia 24 de fevereiro e falou da rapidez para conseguir o procedimento. “Dei entrada nesse pedido de cirurgia em dezembro e em fevereiro já fiz, foi muito rápida e fui muito bem atendida no Hospital Geral de Palmas. Minha recuperação está sendo ótima e já estou com meu retorno agendado para o dia 15 de março”, destacou.
“Eu sofria com dores a muitos anos, mas nunca tinha sido diagnosticada, até que o meu umbigo saiu pra fora e assim procurei atendimento médico, do postinho fui encaminhada para o atendimento no HGP e depois que meus exames estavam prontos foi tudo muito rápido dentro do mesmo mês estava fazendo minha cirurgia, graças a Deus”, relatou a paciente Soraia Ferreira Machado, 40 anos, que realizou uma cirurgia de hernioplastia epigastrica, também atendida pela gestão estadual.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “a realização das cirurgias eletivas é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa e toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde não tem medido esforços para atender os pacientes que aguardam por um procedimento. Esse comprometimento tem nos colocado entre os quatro estados brasileiros que podem zerar a fila para cirurgias eletivas neste ano de 2024”.
Números
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 32 mil pessoas da fila de espera por uma cirurgia eletiva. Dessas, mais de 18 mil foram atendidas em 2023.