logo

Tocantins, 19 de Marco de 2025 -
logo

Janeiro Branco: Hospital Regional de Gurupi promove ações de conscientização à saúde mental 

Por: Redação do Portal RR10 Notícias

Para marcar o Janeiro Branco, mês de conscientização à saúde mental, o Hospital Regional de Gurupi , por meio do setor de Humanização e de Psicologia promoveram ações do Janeiro Branco, que tiveram início com a ambiência da unidade com painéis dando continuidade na sexta-feira à noite 17/01, com um tour pelo hospital e orientações realizadas pela equipe d NASST.

Hoje, terça-feira, dia 21, estão ocorrendo dinâmicas e palestras voltadas para todos os trabalhadores do hospital, com o intuito de promover a saúde mental e conscientizar sobre a importância de cuidar da mente. As atividades continuam até o final do mês, com a equipe do NASST realizando tours pelo hospital, levando essa mensagem da importância do cuidado com a saúde mental a todos os nossos pacientes e servidores. Ao longo da semana, a equipe, vai discutir sobre a importância do autocuidado, desmistificar estigmas e vai ensinar maneiras de dar suporte àqueles que enfrentam desafios emocionais.

O objetivo é sensibilizar não só os acompanhantes, visitantes e pacientes para a importância de manter uma mente equilibrada, mas também os profissionais de saúde. As ações foram pensadas também para os funcionários, tendo em vista que o cuidador também precisa de cuidados. Buscamos incentivar esse olhar para a vida e saúde mental, para que possamos ter bem-estar no trabalho e na vida como um todo.

Por meio de ações como essas, o HRG espera criar um espaço seguro e acolhedor para o compartilhamento de experiências, informar a comunidade sobre como identificar sinais de sofrimento emocional e formas de buscar ajuda quando necessário, além de incentivar uma abordagem mais humanizada e acolhedora sobre o tema. “Acreditamos que, ao investir em saúde mental, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável, equilibrada e capaz de lidar de maneira positiva com os desafios da vida cotidiana”, explica o Diretor-Geral da unidade, Fernando Mota.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso. Por ser o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.

“Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar”. Explica a Coordenadora de Humanização Janilva Maria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
error: Content is protected !!