logo

Nova pesquisa aponta Wanderlei na liderança com 30% das intenções de voto para governo; Dimas em segundo com 19%, Osires e Mourão com 13%

Por: Redação do Portal RR10 Notícias Fonte: Primeira Página e Tribuna Tocantins

Há três para finalizar as convenções municipais no dia 05 de agosto; mais uma rodada de pesquisa do instituto VOPE/Jornal Primeira Página mostra ao eleitor o crescimento do governador e pré-candidato á reeleição Wanderlei Barbosa, que subiu para 30% das intenções de votos na disputa pelo comando do Palácio Araguaia.

 

Dimas recebeu 19% das indicações de voto, caindo dois pontos percentuais em relação à rodada anterior, quando tinha 21%. Osires Damaso (PSC) surge com 13%, variando um ponto em relação à pesquisa publicada em 15 de julho, quando recebeu 14% da preferência.Esse percentual de 13% também foi o encontrado no levantamento atual para Paulo Mourão (PT), que cresceu dois pontos percentuais (ele tinha 11% na segunda rodada em 15 de julho). O médico Luciano Teixeira (DC), do Hospital Oswaldo Cruz, tem 6%.

 

EVOLUÇÃO

A exemplo da segunda rodada, publicada em 15 de julho, quando a posição entre o primeiro colocado e o segundo colocado se inverteu, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomando a frente de Ronaldo Dimas (PL), Barbosa se manteve na liderança. Ele foi apontado por 30% dos eleitores entrevistados (na pesquisa anterior tinha 29%).

INDECISOSAinda não sabem em quem votar, 12% do total de entrevistados, e se mostraram dispostos a anular o voto ou votar em branco, 7%.A PESQUISA 

A pesquisa do VOPE/Jornal Primeira Página realizou as entrevistas entre os dias 28 de julho a 01 de agosto de 2022, sendo aplicados 1500 questionários, aos eleitores acima de 16 anos, em 40 cidades das regiões Norte, Central, Sul e Sudeste.

 

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa VOPE/Primeira Página está registrada no Tribunal Regional Eleitoral/TSE com o número TO-03947/2022.

 

REJEIÇÃO

O ex-deputado federal Paulo Mourão (PT), segue como o candidato a governador com a maior rejeição, com 23% declarando que não votariam nele de jeito nenhum.

 

Ele é seguido de Ronaldo Dimas (PL), apontado por 16%, vindo em terceiro lugar na rejeição, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), indicado por 10%.

 

Osires Damaso (PSC) foi apontado por 8%, percentual também de 8% que recebeu o médico Dr. Luciano Teixeira (DC), do Oswaldo Cruz. Não tem objeção a nenhum nome, 24%, enquanto 9% indicaram que vão votar em branco ou vão anular o voto, e 2% não responderam.

 

Metodologia da Pesquisa

Pesquisa de intenção de votos para governador do Tocantins e para o Senado Federal nas eleições de 02 de outubro de 2022, realizada pelo Instituto VOPE – Voz e Pesquisa Tocantins EIRELI/Jornal Primeira Página, aplicando-se questionário estruturado.

 

Total de 1.500 eleitores entrevistados moradores da zona urbana de 40 cidades das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul do Tocantins. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral/TSE com o número TO-03947/2022.

 

Data da realização da pesquisa: 28 de julho a 01 de agosto de 2022. Margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Estatístico responsável: João Soares de Araújo Neto, registrado no CONRE com o número 6892.

 

REGIÃO NORTE, composta pelos municípios de Araguaína, Ananás, Araguatins, Axixá, Augustinópolis, Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Nova Olinda, São Miguel do TO, Sítio Novo, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

 

REGIÃO CENTRAL: composta pelos municípios de Colméia, Cristalândia, Goiatins, Guaraí, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Pium e Porto Nacional.

 

REGIÃO SUDESTE: composta pelos municípios de Arraias, Dianópolis, Natividade, Palmeirópolis, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Taguatinga.

 

REGIÃO SUL: composta pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada do Tocantins, Araguaçu, Cariri, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi e Peixe.

 

As entrevistas são diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa do eleitorado cadastrado nos 40 munícipios, tendo por base o número de eleitores informados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins no mês de junho de 2022. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.

Com informações do Portal Primeira Página e Tribuna Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
error: Content is protected !!