logo

Patriarca da Família Stival morre em Goiânia; deixa um legado de empreendedorismo em Goiás e Tocantins 

Por: Redação do Portal RR10 Notícias

Faleceu em Goiânia, na manhã deste domingo, 07, o patriarca da Família Stival, Sr. Oswaldo Stival. Ele que é pai do Presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival Júnior, tem forte ligação com o Tocantins, quando iniciou suas atividades agropecuárias, em 1980, em Gurupi e Araguaçu.

 

Oswaldo Stival, de 1988 a 1992 foi prefeito do Município de Nova Veneza (GO). No dia 10 de outubro de 1991 foi condecorado com a Ordem do Mérito Consular do Governo de Pernambuco. No ano de 1995, Oswaldo Stival, marcou sua história em Gurupi participando da reabertura do Frigorífico de Gurupi e hoje é cooperado na Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi Tocantins (Cooperfrigu).

 

No ano de 2000 foi eleito mais uma vez prefeito do Município de Nova Veneza, Goiás, criando o “Festival Italiano de Gastronomia e Cultura” que abrangia todo Centro-norte do Brasil, resgatando a origem italiana do Município.

 

No dia 17 de março de 2006, Oswaldo Stival foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera do Governo de Goiás e no dia 31 de maio de 2012 recebeu a Condecoração, pelo Governo Italiano, com a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade pelas mãos do Embaixador da Itália.

 

Em 20218, foi homenageado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, com seu nome na Rodovia GO-420 que liga a cidade de Veneza à GO-080.

 

Em sessão solene em 17 de dezembro de 2012 na Câmara de Vereadores de Gurupi, o agropecuarista e industrial Oswaldo Stival, foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense.

 

Também já foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Goiânia (GO) com o título Honorífico de Cidadão Goianiense.

 

Em 2023, recebeu na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Título de Cidadão Tocantinense.

 

Em 2023, também foi homenageado pelo clube Atlético Goianiense, em razão de muitos anos dedicados ao time de futebol.

 

Ele e sua esposa Edith, criaram em Nova Veneza, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith.

 

Deixa a esposa Edith Peixoto, os filhos Oswaldo Stival Júnior, José João Stival e Edwaldo Stival, netos e bisnetos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
error: Content is protected !!