Karynne Sotero se reuniu com a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, para promove intercâmbio de ideias e buscar benefícios para o Tocantins
Bucar parcerias, informações e ideias assertivas para melhor aplicação de políticas sociais no Tocantins, foram com esses objetivos que a primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, esteve em reunião nesta quinta-feira, 22, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com à primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado. O encontro tratou, principalmente, da apresentação das principais ações do Goiás Social, política socioassistencial do Governo do Estado de Goiás.
O programa Goiás Social é um conjunto de iniciativas com intuito de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões de Goiás. O momento foi oportuno para que os governos pudessem cambiar propostas na área social, na possibilidade de adaptar iniciativas.
A primeira-dama do Tocantins, agradeceu o convite e destacou os pontos que podem ser estudados e implementados no Tocantins. “Eu agradeço muito o convite da primeira-dama Gracinha, que sempre nos recebeu de uma forma carinhosa. Hoje nós podemos ver projetos maravilhosos aqui em Goiás, com certeza nós iremos levar grandes exemplos para o nosso Tocantins, que é um estado que tem muito potencial e pode muito bem adaptar as políticas que estão dando certo em Goiás”, pontua a primeira-dama Karynne Sotero.
Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social, destacou a importância da visita de comitiva do Tocantins e como os governos podem trabalhar em conjunto para que o Tocantins possa realizar políticas sociais que vão gerar benefícios para os cidadãos e cidadãs tocantinenses. “Goiás e Tocantins são estados irmão, temos muito em
comum e podemos trabalhar em parcerias de sucesso. É uma alegria enorme estar aqui com a primeira-dama Karynne, certamente podemos fazer esse intercâmbio dos nossos trabalhos sociais. Agradeço a primeira-dama e secretária por aceitar o nosso convite e sabemos que estamos nos ajudando”, destaca Gracinha Caiado.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, afirmou que o Tocantins pode aplicar políticas semelhantes, tendo como exemplo as iniciativas do programa Goiás Social. “O governo de Goiás avançou em várias áreas e tem muito a mostrar e oferecer. Nosso estado também tem políticas sociais interessantes e sabemos que esse câmbio pode potencializar nos serviços que vão refletir diretamente na população vulnerável”, comenta o secretário.
Programa Goiás Social
O programa Goiás Social realiza várias ações e serviços em três eixos temáticos: emergencial, protetivo e emancipatório. A iniciativa oferece diversos benefícios, onde as secretarias do Estado de Goiás implementam programas que incentivam a educação, a qualificação profissional, a reforma de casas sem custo para a família beneficiada, programa de transferência de renda chamado Crédito Social, voltado para pessoas interessadas em empreender e que passaram por capacitações, dentre outras serviços.
A ações sociais já eram executadas pela primeira-dama Gracinha Caiado, desde 2019. O programa então foi aprimorado e lançando oficialmente em 2021, sendo gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Visitas institucionais
Como parte da agenda de compromissos na capital goiana, a primeira-dama e secretária Karynne visitou instituições que são mantidas pelo Governo de Goiás. Um dos locais visitados foi o Centro de Juventude Tecendo o Futuro.
O Centro é uma das unidades que tem apoio estatal e é administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás, sendo esta uma entidade sem fins lucrativos que investe serviços e ações por meio de programas sociais. O Centro de Juventude Tecendo o Futuro é um espaço para adolescentes e jovens vulneráveis, oferecendo atividades esportivas, inclusão digital, laboratórios de tecnologia, dança, música, artesanato e passeios culturais. A equipe trabalha para desenvolver habilidades e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de promover o fortalecimento dos laços familiares e oferecer suporte às gestantes.
Centro de idosos
Finalizando a agenda a primeira-dama visitou ainda o Centro de Idosos Sagrada Família, outra unidade com apoio estadual e administrada pela OVG, que é referência no cuidado de pessoas com mais de 60 anos, respeitando sua integridade física e mental em quatro modalidades distintas.
A unidade oferece diversos serviços para os idosos e ações de assistência como a Instituição de Longa Permanência (ILPI), que atende idosos dependentes; e as Casas-Lares que são para aqueles com autonomia funcional. Além disso são realizadas atividades gratuitas, podendo os idosos realizarem hidroginástica, treinamento funcional, musicoterapia, arteterapia e cozinha terapêutica dentre outras.
Ciente da necessidade de atenção e cuidados com os idosos no Tocantins, Karynne destacou o quanto a visita foi proveitosa e como o modelo pode ser adaptado para a realidade tocantinense. “Estou encantada com o espaço, tudo é feito com muito cuidado e com extrema qualidade. Conversei com os idosos, vi eles fazendo atividades, em constante tratamento e atenção e exatamente isso que vou levar pra o Tocantins, pois queremos cuidar dos nossos idosos, ocupa-los, capacitando e oferecendo atividades para o público da melhor idade, pois eles precisam do nosso olhar”, finaliza a primeira-dama Karynne.
Acompanharam a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, a senadora Dorinha Seabra; o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça; o secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; a equipe de Governo do Estado de Goiás; e demais autoridades.