Madrinha do projeto, primeira-dama Karynne ressaltou a missão do Governo do Estado de cuidar das pessoas com o fortalecimento emocional de militares e alunos de colégios militares
A primeira-dama do Tocantins e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, prestigiou, nesta segunda-feira, 29, o lançamento do Projeto Bem Estar em Serviço – Cuidando de Quem Cuida, que tem como objetivo cuidar da saúde mental de bombeiros militares, servidores e alunos dos colégios militares. A ação é uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e do Instituto Recriar Vidas e tem a primeira-dama como madrinha. O lançamento foi realizado no Colégio Militar II, em Palmas.
“Este é um momento único no Estado, já que em 35 anos ninguém teve esse olhar sensível com as nossas forças de segurança, e a grande missão do Governo do Estado é cuidar das pessoas. Nós sabemos o tamanho da responsabilidade do Corpo de Bombeiros, são homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger as nossas”, disse a primeira-dama, completando que “nos últimos anos mais de 700 militares pediram afastamento por questões ligadas à saúde mental no Tocantins e nós sabemos o quanto a depressão é um mal silencioso que afeta cada vez mais gente, com consequências terríveis como o aumento do número de suicídios”.
O projeto vai alcançar cerca de 4.500 pessoas, incluindo estudantes, um público que precisa de cada vez mais atenção. Segundo alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aproximadamente mil jovens entre 10 e 19 anos tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano. Além dos estudantes, o projeto também vai desenvolver atividades com as 350 crianças que participam do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom).
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas, ressaltou a necessidade de acolher a tropa para que fique totalmente preparada para atender a sociedade, física e mentalmente. “A sociedade nos cobra que estejamos sempre no limite, preparados, em qualquer situação. Precisamos também trabalhar com quem virá depois da nossa tropa, que são os adolescentes e as crianças que estão no Bombeiro Mirim”, afirmou.
“Muitas vezes a gente fica entristecido de ver uma mãe chorando por causa do suicídio, da depressão. Este é um projeto que salva vidas, que transforma”, disse o diretor do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha.
O evento contou com palestra do tenente coronel Edir Paixão, da Polícia Militar do Estado do Estado do Ceará, referência nacional na área de prevenção e intervenção de tentativa de suicídio, que entregou à primeira-dama o livro Suicide by Cop: Suicídio de Policial e Suicídio Noutra Perspectiva, de sua autoria.