O reconhecimento é feito para todos os profissionais que trabalham na prevenção e controle à Covid-19
Após dois anos de pandemia pela Covid-19 os profissionais da saúde recebem o reconhecimento pelo árduo trabalho prestado em todo o Estado do Tocantins. A Lei nº 3.977 de 20 de julho institui o “Dia Estadual dos Heróis e Heroínas na luta contra a Covid-19”, a ser celebrado todo dia 14 de abril. O ato é estendido a todos os demais profissionais que se empenham para a prevenção e controle da doença. Essa ação soma-se a outras que pretendem enfatizar a importância dos profissionais da Saúde no Estado.
A coordenadora do núcleo interno de regulação (NIR) do Hospital Geral de Palmas (HGP), Karlla de Souza Luz, vê a iniciativa como excelente. “Os profissionais de saúde são realmente heróis. Somos seres humanos tanto quanto os demais, porém com a essência de ajudar ao próximo e salvar vidas. Esses profissionais adoeceram para além da Covid-19, sofreram com a sobrecarga de trabalho, mas estavam lá para cuidar das pessoas. Merecem muito mais que homenagens, merecem o nosso respeito e recompensa”, disse.
Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “este reconhecimento é merecido, pela dedicação e empenho que todos os profissionais tiveram durante a pandemia e também após ela. A Saúde pública tocantinense é formada por pessoas comprometidas com o bem estar da população usuária do Sistema Único de Saúde e, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado para garantir melhores condições de trabalho, equipamentos e ambiente adequado”, pontuou o gestor.
Valorização
A SES-TO deu continuidade aos 844 contratos temporários da pandemia da Covid-19. “Esses profissionais recebiam uma gratificação temporária, que foi extinta, mas devido a importância da atuação deles na Saúde, os recursos foram transferidos para o pagamento de insalubridades que os contratos já começaram a receber”, explicou.
Melhorias
O Estado do Tocantins também trabalha na ampliação e reformas das unidades de saúde. De norte a sul, estão sendo realizadas obras nos hospitais, para melhorar o ambiente hospitalar para os pacientes e, em consequência, para os servidores. “As antigas estruturas hospitalares do Estado estão passando por reformas e ampliações. Com isso, estamos dando aos nossos profissionais melhores ambientes para se trabalhar, um bom exemplo é a reforma do pronto socorro de Augustinópolis, que recebeu 08 leitos na Sala Vermelha e 03 na Sala Amarela, ampliando os atendimentos no Pronto Socorro. Lá também entregamos 10 leitos de UTI e seguimos com obras que estão sendo feitas em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Palmas e Araguaína”, reforçou Afonso Piva.