logo

Tocantins, 17 de Marco de 2025 -
logo

Programa Escudos do Instituto Recriar Vidas chega a Porto Nacional

Por: Redação do Portal RR10 Notícias

Após percorrer outras 12 cidades das regiões do Vale do Araguaia, região sul e sudeste do Tocantins, última etapa do primeiro semestre é realizada na cidade de Porto Nacional. A abertura ocorre nesta terça-feira, 28 de junho de 2022, no auditório do Instituto Técnico Federal de Porto Nacional.

Visando a mitigação do risco social e a prevenção as drogas, e tendo como abordagem central os fatores que levam e elevam o risco do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, o Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS está sendo realizado em Porto Nacional, nesta terça-feira, 28 de junho, no auditório do IFTO. A programação conta com palestras durante todo o dia sobre fatores biopsicossociais e o uso de drogas, aspectos de vulnerabilidade social e planejamento de ações integradas para prevenir o consumo de drogas, sejam lícitas e ilícitas.

A abertura contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a autora da emenda que permitiu a ação, Deputada Cláudia Lélis, do Prefeito Municipal Ronivon Maciel, da primeira dama e Secretária de Assistência Social, Keila Maciel, da Secretária Municipal de Saúde Lorena Martins, do Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, do representante da Secretaria de Cidadania e Justiça, Gerente Estadual de Cuidado e Prevenção as Drogas, Ronan Dorneles e da representante do Coletivo das Mulheres de Porto Nacional, Conceição Oliveira. O público alvo do projeto na cidade são assistentes sociais, servidores das redes de assistência e saúde, conselheiros tutelares e líderes sociais locais.

Em sua fala, a autora da emenda que permitiu a realização das ações nas 13 cidades, Deputada Cláudia Lélis, destacou a importância do envolvimento da equipe de Assistência Social do município no evento e na formação da rede local. “Os números sobre violência e consumo de drogas são preocupantes no Tocantins. São inúmeros casos e relatos de violência no ambiente escolar, do aumento do consumo de drogas em todas as cidades do estado, especialmente o álcool. Então como mulher, mãe, parlamentar, militante dos diretos da mulher, não poderia deixar de contribuir com este importante projeto. Nosso foco é salvar vidas, e só vamos conseguir fazer isso juntos”, afirmou a parlamentar.

Finalizando a abertura, o prefeito Ronivon Maciel destacou em sua fala que “as vezes a gente se depara com a velha pergunta: qual nossa missão. Eu penso que o propósito de Deus para cada um de nós é ser instrumento de propagação do bem. Hoje é dia de aula, de aprendermos mais um pouco sobre como fazer bem para pessoas em situação de risco, com qualidade e informações relevantes. É dia de plantar uma semente de transformação para nossos jovens, que estão infelizmente vulneráveis. É hora de unirmos e por isso agradeço a Cláudia Lélis pela emenda, a Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado e ao Instituto Recriar Vidas em nome do Ricardo Ribeirinha, que tanto tem ajudado pessoas e famílias a terem dias melhores e esperança”, finalizou o gestor municipal.

Próximas ações

Após o encerramento do Seminário em Porto Nacional, a caravana do Programa desce para a cidade de Palmeirópolis, onde será realizado na quinta-feira, 30 de junho, o primeiro Seminário ESCUDOS da Região Sul, contemplando ainda os municípios de São Salvador, Jaú do Tocantins e Paranã. O evento é fruto de recursos destinados pelo Deputado Federal Eli Borges, junto a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas – SENAPRED, órgão responsável pelas ações de prevenção em todo país e vinculado ao Ministério da Cidadania e Justiça e . A ação ainda deverá contar com a presença do Senador Eduardo Gomes, prefeitos locais e diversos profissionais das redes de educação, assistência, saúde, organismos de controle social e sociedade civil organizada. As ações na região sul devem ocorrer até o ano de 2023.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
error: Content is protected !!