Maior manifestação religiosa do Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim mobiliza fiéis de norte a sul do Estado. Natividade, Araguacema e Tabocão se preparam para receber centenas e milhares de romeiros que vêm de toda parte, muitos à pé, cumprindo promessas e agradecendo curas alcançadas. Para se ter ideia, o distrito de Bonfim, a 22 km do centro de Natividade e onde ocorrem as programações dos festejos, recebeu 500 mil pessoas em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. Este ano, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estimam um fluxo de cerca de 100 mil fiéis no distrito, que serão recebidos com suporte do Estado do Tocantins.
Apesar de uma reabertura tímida em 2021, as atividades no Bonfim de Natividade só se normalizaram neste ano, quando foi possível reunir cerca de 40 mil fiéis na missa campal que ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 15, quando se comemora o Dia do Senhor do Bonfim. A peregrinação como forma de agradecimento e a participação da missa no dia 15 são tradições passadas de geração a geração, há quase 300 anos. Tradição, essa, que move a dona Diva Carvalho de Araújo, devota fervorosa de Nosso Senhor do Bonfim.
Desde os 15 anos de idade, Diva vinha à missa campal acompanhando seus pais. Hoje, aos 97 anos, ela fez questão de assistir à missa bem em frente, como costumava fazer em mais de 80 anos de romeira fiel. “A primeira vez que vim aqui foi com meu pai e minha mãe no ano de 1940. Desde lá, todo ano eu venho. Por conta da pandemia eu não pude vir, então fiquei cultuando minha fé em casa, mesmo”, enfatiza a nativitana que, atualmente, mora em Santa Rosa e faz questão de reforçar a fé no Senhor do Bonfim. “Isso tudo é muito lindo. Eu tenho recebido um socorro do Senhor do Bonfim que é de se admirar. Vim aqui agradecer e venho pedindo a ele, o tempo todo, muita força”, confessa Diva.
Araguacema e Tabocão
Em Araguacema não é diferente. Destino para romeiros, fiéis e peregrinos tocantinenses das cidades de Formoso do Araguaia, Gurupi, Araguaína, Guaraí, entre outros municípios da região, religiosos de Mato Grosso e Pará também fortalecem a tradição no distrito de Bonfim, a 39 km do centro da cidade. A rodovia estadual TO-436, que liga Araguacema ao distrito, está pavimentada e toda sinalizada, a fim de garantir a segurança dos romeiros.
“A Romaria do Senhor do Bonfim em Araguacema ocorre de 6 a 15 de agosto e é uma tradição há muitos anos. A programação ocorre no distrito e teve missa campal de 11 a 15 de agosto; terço da misericórdia todos os dias, às 15 horas; batismo de 11 a 15 também; além das missas tradicionais, que são as da Luz e Sertaneja”, explica a secretária de Turismo e Meio Ambiente do município, Leonette Cruz Mesquita Martins.
A missa do Senhor do Bonfim já é compromisso garantido para José Fernandes de Lima. O tocantinense, de 61 anos, nascido em Itaguatins, atualmente mora em Redenção, no Pará, o que não o impediu de cumprir com a data sagrada em seu calendário. “É uma devoção minha, eu sempre acompanho a procissão, tenho muita fé, coloco as minhas velas no altar e tudo que eu peço ao Nosso Senhor do Bonfim ele atende, eu vejo o resultado. Isto é minha religião, há 34 anos eu faço parte do Festejo”, afirma José.
A Romaria ocorre há 90 anos no povoado de Bonfim, em Araguacema. “Aqueles que vêm relatam curas alcançadas. Frades franciscanos dos Estados Unidos chegaram há 60 anos por aqui, mas só começamos a dar assistência na parte religiosa à devoção popular há 15 anos”, explica o Frei Carlos Antônio Pereira.
Em Tabocão, a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que está na sua 43ª edição, ocorre com a 12ª ExpoTabocão, entre os dias 6 e 15 de agosto. O município e a igreja católica prepararam para os fiéis uma programação com missas, procissões, cavalgadas, shows, rodeios, entre outras celebrações.
Apoio do Estado do Tocantins
Para fortalecer e manter viva a tradição, o Estado do Tocantins possibilita à celebração uma estrutura capaz de receber a grande quantidade de fiéis durante a Romaria em Natividade por meio de recursos na ordem de R$ 600 mil ao município, além de disponibilizar cerca de 250 agentes de segurança pública, diariamente, que atendem ainda a Romaria em Araguacema e Tabocão. Tabocão recebeu ainda R$ 100 mil para a realização da Romaria no município.
O prefeito de Tabocão, Wagner Teixeira de Farias, destaca que o apoio do Estado do Tocantins foi de muita importância para a realização dos dois eventos que ocorrem simultaneamente na cidade. “Usamos o recurso para contratação de shows. Sabemos que é muito importante para nossa economia, para os barraqueiros, para nossos visitantes que vêm visitar nossa Romaria. E o apoio deste ano foi diferenciado dos outros governos com relação a segurança”, ressalta o gestor.
O trabalho de segurança foi desempenhado pela Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segurança
De acordo com a Polícia Militar, só no distrito de Natividade circularam cerca de 100 mil pessoas ao longo dos 10 dias do festejo, entre fiéis, romeiros, comerciantes e visitantes. “Neste último dia 15, foi estimado a presença de até 40 mil pessoas simultaneamente no distrito. No transcorrer da Romaria, desde o dia 6, recebemos até 10 mil pessoas por dia circulando aqui”, informa o major da PM Renato Lisboa, lotado na 2ª Companhia da PM em Dianópolis e comandante responsável pela operação de segurança no Bonfim.
“A Romaria contou com grande apoio do Estado que disponibilizou uma emenda para estrutura da Romaria, além de todo aparato estatal, disponibilizando efetivo policial civil, militar e penal. Agentes de trânsito, medicação e equipe profissional de saúde para atender aos romeiros. Sem o apoio, a Romaria teria grandes dificuldades de ser realizada”, frisa o prefeito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira, que classificou a segurança da Romaria como excelente e reforçou que não houve nenhuma ocorrência registrada neste ano.