logo

UnirG cria Parque Temático na nascente do córrego Água Franca

Por: Redação do Portal RR10 Notícias Fonte: Giselli Raffi - jornalista Ascom/UnirG

Foto: Rogério Miranda

Com 1.700m² de área de preservação, a Fundação UnirG construiu recentemente um Parque Temático às margens da nascente do córrego Água Franca. O empreendimento está localizado no campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi.

 

A ação foi efetivada por meio de captação de recursos do Governo do Estado, por meio do Projeto Bacias Hidrográficas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh/FERH.

 

O projeto foi idealizado para proporcionar aos acadêmicos e professores um local para atividades ao ar livre, estimulando o uso consciente e a preservação, por meio de um contato mais próximo com a natureza, respeitando as normas ambientais.

 

Segundo a Reitora, Drª Sara Falcão, o Projeto Bacias Hidrográficas é executado por professores da UnirG e coordenado pela professora, Drª Nelita Bessa. Foram construídos quiosques, trilhas para caminhadas, ao redor de um lago artificial já existente no local.

 

A verba utilizada para a criação do Parque Temático foi destinada de projetos elaborados pelos nossos professores, com intuito de manter preservada a nascente do córrego, além de proporcionar um espaço de convivência para a comunidade acadêmica”, disse a reitora.

 

O presidente da Fundação UnirG, Dr. Thiago Piñeiro Miranda destacou que o Parque será mais um local de atividades destinado a comunidade acadêmica, proporcionando a utilização do espaço de maneira consciente, com respeitos as normas ambientais, visando despertar o interesse pela preservação da nascente e do parque.

 

“O projeto é uma utilização da nascente do córrego Água Franca, com a preservação da natureza e os nossos professores poderão desenvolver atividades fora do ambiente de sala de aula. Além disso, a comunidade gurupiense também poderá usufruir do local, desde que respeite as regras e horários de funcionamento da Instituição. O uso do espaço deve ser consciente, mantendo o local limpo e colocando o lixo no devido lugar”, alertou.

 

Miranda disse ainda que o projeto tem a união entre a Universidade e os Governos Estadual e Municipal. “Em todos os nossos projetos procuramos trabalhar com a união de esforços, com o intuito de potencializar as nossas ações, e assim, oferecer bem-estar e qualidade de vida a nossa população”.

 

Sobre Bacias Hidrográficas

O Projeto é realizado por meio do convênio celebrado entre a Fundação UnirG e a SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos/Fundo Estadual de Recursos Hídricos, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.

 

Foto: Rogério Miranda

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
error: Content is protected !!