O prefeito de Sucupira, Divino Morais, participa do Summit Cidades 2026, um dos maiores eventos de gestão pública do país, que teve início nesta terça-feira, 23, em Florianópolis (SC). Na programação, o gestor apresentou o projeto Auxílio Financeiro Universitário e Profissionalizante, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Sucupira que tem transformado a realidade educacional e social do município.
O programa ganhou destaque em todo o Tocantins ao incentivar o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior e em cursos profissionalizantes. A iniciativa foi vencedora da etapa estadual do prêmio promovido pelo Sebrae Tocantins, na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Inclusão com Foco no Projeto de Vida”, chegando a disputar reconhecimento em nível nacional.
Durante sua apresentação no Summit Cidades, Divino Morais destacou que a proposta nasceu da necessidade de criar oportunidades para a população de um município de pequeno porte, onde o poder público é um dos principais geradores de emprego e renda. A partir dessa realidade, a gestão municipal instituiu uma lei que garante o reembolso de 50% das mensalidades pagas por estudantes de cursos superiores e profissionalizantes, com o benefício sendo transferido diretamente aos alunos.
Os resultados alcançados demonstram o impacto positivo da iniciativa. Antes da implantação do programa, Sucupira contava com apenas 48 universitários. Atualmente, mais de 200 estudantes são beneficiados, cursando diversas áreas do conhecimento, como Enfermagem, Nutrição, Engenharia, Educação Física, Psicologia, Farmácia e Licenciaturas. Muitos dos primeiros contemplados já concluíram seus estudos e atuam profissionalmente no setor público e privado, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Outro reflexo do crescimento do programa foi a ampliação do transporte estudantil. Com o aumento da demanda de alunos que se deslocam diariamente para Gurupi, principal polo educacional da região, a Prefeitura adquiriu um novo ônibus para reforçar o atendimento aos estudantes. O investimento total realizado pela gestão municipal no programa já ultrapassa R$ 2 milhões.
Para o prefeito Divino Morais, a oportunidade de apresentar a experiência de Sucupira em um evento nacional representa o reconhecimento de uma política pública que tem promovido transformação social por meio da educação.
“É uma grande satisfação compartilhar a experiência de Sucupira com gestores de todo o Brasil. Nosso objetivo sempre foi investir nas pessoas, criando oportunidades para que nossos jovens e trabalhadores possam construir um futuro melhor. Hoje vemos famílias inteiras transformadas pela educação, e isso demonstra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.
Veja o vídeo:


